Notícias
Mulheres representam 70% da carteira de crédito da Desenvolve
28 de fevereiro de 2014
As mulheres são maioria entre os mais de um milhão dos tomadores de crédito no Brasil. Duas em cada três pessoas que buscam o Programa Nacional de Microcrédito, segundo o Ministério da Fazenda, são do sexo feminino. Em Alagoas, esta estatística não poderia ser diferente. Uma comprovação deste dado é que as empreendedoras alagoanas são as responsáveis por cerca de 70% da carteira de crédito da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve).
Para o diretor-presidente da entidade, Antonio Carlos Quintiliano, as mulheres possuem características marcantes que são fundamentais na hora de empreender. “O sexo feminino consegue ser mais organizado e planejado na hora de investir em seus negócios. Atualmente, são a força da economia alagoana, sobretudo no que se refere ao fortalecimento dos pequenos negócios”, enfatizou.
Esse é o caso da empreendedora Nádia Mendes, que trabalha há mais de 20 anos com o comércio varejista de artes. Ela procurou a Desenvolve para solicitar um empréstimo para investimento em capital fixo. “Eu precisava de uma máquina para acelerar a minha produção. Foi graças a este contrato de crédito que solicitei junto à agência de fomento que consegui comprar o equipamento que hoje está dando maior suporte ao meu empreendimento”, disse.
Segundo o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, este aumento na carteira de crédito voltada para as empreendedoras é reflexo da sua entrada no mercado profissional. “Este reflexo no mundo dos negócios e, sobretudo, na carteira de crédito é natural, já que as mulheres estão dominando o mercado profissional, sabendo lidar com mais racionalidade quando o assunto se trata de investimentos financeiros”, explicou.
Maria das Graças, empreendedora do ramo de confecções do município de Arapiraca, foi uma das contempladas com investimentos da agência. Sua fábrica de fardamentos foi beneficiada por recursos não reembolsáveis do Edital de Microindústrias. “Como empreendedoras, não podemos deixar passar nenhuma oportunidade de investir e ampliar os nossos negócios. A Desenvolve está sendo fundamental neste processo de fortalecimento da minha empresa”, enfatizou.
R$ 100 milhões do Programa Ecoforte fortalece redes de agroecologia e produção orgânica sem fins lucrativos
12 de julho de 2024
Cresce mais de 200% a concessão de crédito para micro, pequenas e médias empresas no Piauí
11 de julho de 2024
Bandes e ECO55 firmam parceria para impulsionar a agenda climática no Espírito Santo
10 de julho de 2024
Cresol e Gawa lançam edital para consultoria técnica em empreendedorismo
9 de julho de 2024
Ranolfo Vieira Júnior é o novo presidente do BRDE
8 de julho de 2024