Notícias
FGI anuncia atendimento de pleito da ABDE
30 de junho de 2016
Na última sexta-feira (1/7), a Comissão de Assuntos Operacionais de Crédito da ABDE se reuniu em Brasília e os participantes receberam uma boa notícia: atendendo a um pleito da Associação, o BNDES decidiu ampliar os limites de cobertura (para até 70%) das operações com o FGI Crédito Livre, modalidade de utilização do Fundo que havia sido implementada em 2015, também a partir de um pedido da ABDE. O anúncio foi feito pelo Chefe do Departamento de Política e Gestão de Instrumentos de Garantia do banco, Ruy Siqueira Gomes, que explicou que, após aprovação pela diretoria do banco, restam apenas ajustes operacionais para a medida entrar em vigor.
A Comissão também debateu a reestruturação do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), com a participação do Gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, Alexandre Comin e de representantes das instituições financeiras operadoras do fundo. Ainda no tema das Micro e Pequenas Empresas, foi apresentado um estudo sobre “Mecanismos de mitigação de risco para promover o acesso das PMEs ao crédito produtivo”, realizado pelo consultor Carlos Alberto dos Santos.
O encontro contou, ainda, com apresentações do especialista sênior do BID, Luciano Schweizer, que falou sobre os mecanismos de garantia multilaterais; e do diretor da área de Setor Público da Fitch Ratings Brasil, Paulo Fugulin.
A reunião teve a expressiva participação de 31 pessoas, técnicos e executivos das Instituições Financeiras de Desenvolvimento associadas à ABDE.
R$ 100 milhões do Programa Ecoforte fortalece redes de agroecologia e produção orgânica sem fins lucrativos
12 de julho de 2024
Cresce mais de 200% a concessão de crédito para micro, pequenas e médias empresas no Piauí
11 de julho de 2024
Bandes e ECO55 firmam parceria para impulsionar a agenda climática no Espírito Santo
10 de julho de 2024
Cresol e Gawa lançam edital para consultoria técnica em empreendedorismo
9 de julho de 2024
Ranolfo Vieira Júnior é o novo presidente do BRDE
8 de julho de 2024