Notícias
Copom eleva Selic a 12,25% ao ano
31 de dezembro de 2014
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu na noite de quarta-feira (21/01), por unanimidade, elevar a taxa de juros Selic em 0,5 p.p., a 12,25% ao ano, conforme esperado pelo mercado. A decisão ocorreu após elevação de 0,5 p.p no último encontro. Trata-se do terceiro aumento consecutivo e do maior patamar desde julho de 2011.
O Banco Central indicou que poderá fazer novos aumentos na taxa ao retirar do comunicado as expressões “neste momento” e “com parcimônia”, sinalizando que vai levar em conta a perspectiva do cenário macroeconômico para conduzir a política monetária.
Segue o comunicado na íntegra:
“Avaliando o cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic em 0,50 p.p., para 12,25% a.a., sem viés.”
Votaram por essa decisão os seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques.
O comunicado veio bem diferente do último:
“O Copom decidiu, por unanimidade, intensificar, neste momento, o ajuste da taxa Selic e elevá-la em 0,50 p.p., para 11,75% a.a., sem viés.
Considerando os efeitos cumulativos e defasados da política monetária, entre outros fatores, o Comitê avalia que o esforço adicional de política monetária tende a ser implementado com parcimônia”.
A ata que será divulgada na próxima semana nos trará maiores indicações das ações do Banco Central.
Fonte: BC/Com equipe ABDE
R$ 100 milhões do Programa Ecoforte fortalece redes de agroecologia e produção orgânica sem fins lucrativos
12 de julho de 2024
Cresce mais de 200% a concessão de crédito para micro, pequenas e médias empresas no Piauí
11 de julho de 2024
Bandes e ECO55 firmam parceria para impulsionar a agenda climática no Espírito Santo
10 de julho de 2024
Cresol e Gawa lançam edital para consultoria técnica em empreendedorismo
9 de julho de 2024
Ranolfo Vieira Júnior é o novo presidente do BRDE
8 de julho de 2024