Notícias
Comissão de Operações Estruturadas inicia os trabalhos
31 de janeiro de 2014
A Comissão de Operações Estruturadas, Negócios Emergentes e Oportunidades da ABDE realizou sua primeira reunião na tarde desta terça-feira (28/1), na sede da Agência Estadual de Fomento (AgeRio). O encontro foi aberto pelo superintendente-geral da ABDE, Marco Antonio Lima, que destacou a importância da comissão e das operações de longo prazo para as Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFD). Na sequência, deram início aos trabalhos o presidente da Comissão e da Agerio, José Domingos Vargas, e o coordenador e diretor da agência, Dário Castro de Araújo.
A primeira apresentação coube ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O superintendente da área de Estruturação de Projetos do banco, Henrique Amarante da Costa Pinto, discutiu sobre as iniciativas da área no campo das concessões e na estruturação de projetos para Parcerias Público-Privadas, as PPPs.
Citando, como exemplo, as concessões de aeroportos e de rodovias, Costa Pinto lembrou que os investimentos em infraestrutura pedem planejamento de longo prazo. Ele também explicou a parceria do banco com a Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP), que desenvolve ações na área de infraestrutura para o desenvolvimento econômico do país. “Estamos em um momento de reflexão e de consolidação do conhecimento que acumulamos nos últimos anos nesta área, e, posteriormente, podemos voltar e dividir este conhecimento”, afirmou o superintendente, atendendo aos pedidos dos membros da comissão para maior interação do banco com as agências de fomento em relação às operações de longo prazo.
O Diretor de Operações da Desenbahia, Paulo Costa, apresentou o projeto de financiamento da Arena Fonte Nova, estádio reconstruído para a Copa do Mundo, em Salvador, que contou com uma importante participação da agência, por meio de recursos do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fundese). Também aportaram recursos o Banco do Nordeste (BNB) e o BNDES. O projeto é uma Parceria Público-Privada.
Já o especialista em mercados financeiros Eduardo Sierra, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) destacou o diálogo que vêm desenvolvendo com as instituições de fomento, por conta da parceria estabelecida com a ABDE e reafirmou as oportunidades de atuação das agências e bancos na estruturação de projetos de infraestrutura. Ele citou como pontos positivos dessas instituições o mandato que recebem dos estados para o desenvolvimento regional e o conhecimento profundo da situação dos municípios e das necessidades locais.
Após as apresentações, os participantes do encontro realizaram um breve debate em que cada instituição de fomento apresentou sua experiência e os desafios no tema. O encontro foi acompanhado pelas gerentes Técnico-Operacional e de Assuntos Econômicos da ABDE, Cristiane Viturino e Fernanda Feil, respectivamente.
Imagens: Yuri Brito / AgeRio
R$ 100 milhões do Programa Ecoforte fortalece redes de agroecologia e produção orgânica sem fins lucrativos
12 de julho de 2024
Cresce mais de 200% a concessão de crédito para micro, pequenas e médias empresas no Piauí
11 de julho de 2024
Bandes e ECO55 firmam parceria para impulsionar a agenda climática no Espírito Santo
10 de julho de 2024
Cresol e Gawa lançam edital para consultoria técnica em empreendedorismo
9 de julho de 2024
Ranolfo Vieira Júnior é o novo presidente do BRDE
8 de julho de 2024