Notícias
BNDES financia nova unidade de cogeração de energia em SP
28 de fevereiro de 2013
O BNDES aprovou financiamento de R$ 67,6 milhões para a Petrocoque S.A., localizada no município de Cubatão (SP), implantar uma nova unidade de cogeração de energia elétrica com capacidade de 18 MW.
O projeto prevê o aproveitamento da energia térmica acumulada na transformação do Coque Verde de Petróleo (CVP), fornecido pela Petrobras, em Coque Calcinado de Petróleo (CCP), insumo de vital importância para a indústria do alumínio e principal produto da Petrocoque S.A., única empresa a fabricá-lo no Brasil.
O resfriamento dos gases resultantes do processo alimenta unidades geradoras de vapor, que, por meio de um turbogerador, produz energia elétrica. Além de não demandar nenhum tipo de novo insumo, tendo baixo impacto ambiental, a nova unidade de cogeração aumenta a eficiência energética da planta industrial.
Da energia gerada, cerca de 4 MW serão utilizados pela própria Petrocoque S.A., enquanto os 14 MW restantes serão exportados para o sistema elétrico interligado e vendidos. O apoio financeiro do BNDES terá cerca de 60% dos recursos destinados à aquisição de equipamentos nacionais, sendo o restante aplicado na construção da nova planta.
O projeto prevê a criação de 250 empregos na fase de implantação e 23 novos postos de trabalho a partir do início da operação, esperada para janeiro de 2015.
Fonte: Assessoria de Comunicação/ BNDES
R$ 100 milhões do Programa Ecoforte fortalece redes de agroecologia e produção orgânica sem fins lucrativos
12 de julho de 2024
Cresce mais de 200% a concessão de crédito para micro, pequenas e médias empresas no Piauí
11 de julho de 2024
Bandes e ECO55 firmam parceria para impulsionar a agenda climática no Espírito Santo
10 de julho de 2024
Cresol e Gawa lançam edital para consultoria técnica em empreendedorismo
9 de julho de 2024
Ranolfo Vieira Júnior é o novo presidente do BRDE
8 de julho de 2024