Notícias
Banrisul participa do Congresso Brasileiro de Agroecologia
31 de outubro de 2013
O Banrisul estará presente no 8º Congresso Brasileiro de Agroecologia, que está acontecendo desde do dia 25 de novembro a 28 de novembro, em Porto Alegre. Nesta edição, quase 80 palestrantes e conferencistas brasileiros e estrangeiros vão discutir sobre o tema central Cuidando da Saúde do Planeta. O evento ocorre no Centro de Eventos da PUC-RS e no Clube Farrapos.
No estande do Banrisul, especialmente instalado para o evento, haverá distribuição de sementes agroecológicas e de mudas de árvores nativas, principalmente frutíferas. O Banco também promove, em parceria com a Corsan e Emater, a apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul na abertura do evento.
Além disso, serão distribuídos folders sobre o Programa Sementes – que trabalha diretamente com redes de agroecologia na Região Sul do Brasil – e do conjunto dos programas socioambientais da instituição. Orientações sobre crédito rural e a implantação de hortas em pequenos espaços também estarão presentes.
De acordo com a coordenadora do Programa Sementes, Simone Azambuja, o Banrisul participa, historicamente, de ações e da criação de políticas públicas e de eventos estaduais e nacionais de agroecologia, por meio do programa. ‘Trabalhamos em parceria com a Emater-RS, Secretaria Estadual da Agricultura, prefeituras, UFRGS, Unisinos, Fepagro, CREA-RS, MAPA, MDA, Embrapa, associações de agricultores, grupos indígenas, quilombolas, ONG´s de agricultura ecológica, sindicatos e sociedade civil’, informa.
O Programa Sementes tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da agricultura de base ecológica. Simone explica que cada cidadão brasileiro consome, em média, 5,2 litros de agrotóxicos por ano e o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo hoje, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). ‘Conforme diferentes indicadores de sustentabilidade internacionais, um banco eficiente e moderno é uma instituição que se preocupa com o modelo de produção e consumo e a saúde da população’, complementa.
Além de fomentar as políticas públicas em agroecologia, o Programa Sementes também participa do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e da Comissão Estadual de Produção Orgânica. O programa já recebeu três premiações, em menos de dois anos. No ano passado, recebeu a maior premiação ambiental do Sul do Brasil, o Prêmio Expressão Ecologia, na área de conservação de recursos naturais.
Fonte: Assessoria de Comunicação/ http://www.banrisul.com.br/Banrisul
R$ 100 milhões do Programa Ecoforte fortalece redes de agroecologia e produção orgânica sem fins lucrativos
12 de julho de 2024
Cresce mais de 200% a concessão de crédito para micro, pequenas e médias empresas no Piauí
11 de julho de 2024
Bandes e ECO55 firmam parceria para impulsionar a agenda climática no Espírito Santo
10 de julho de 2024
Cresol e Gawa lançam edital para consultoria técnica em empreendedorismo
9 de julho de 2024
Ranolfo Vieira Júnior é o novo presidente do BRDE
8 de julho de 2024