publicações-rumo

Publicações

Notícias


Sebrae desenvolve iniciativa pra alavancar MPE´s de Umuarama

30 de novembro de 2013

Para dinamizar o processo de inovação de micro e pequenas empresas de Umuarama e promover o desenvolvimento econômico, o Sebrae no Paraná e a prefeitura municipal desenvolveram o programa Inova Umuarama. O novo projeto será lançado no início de 2014 e vai atender pequenos negócios formais dos setores do Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócios.

O consultor do Sebrae no estado, Adriano Pereira da Silva, informa que a programação do Inova Umuarama prevê um evento de lançamento, quatro mil horas de serviços de consultorias especializadas com ênfase em inovação e tecnologia, gestão de monitoramento nas empresas participantes. “Todas essas atividades devem ser realizadas ao longo de nove meses, com início em fevereiro e término em novembro”, destaca.

Adriano Pereira também adianta que o programa será conduzido por meio da metodologia do Sebraetec. “Trata-se de uma solução, do Sebrae, que subsidia em até 80% o acesso a serviços relacionados à inovação e tecnologia, com a finalidade de melhorar os processos, criar novos produtos e serviços e assim aumentar a competitividade dos empreendimentos no mercado.”

A proposta é identificar as necessidades específicas e estimular o processo contínuo de inovação nas micro e pequenas empresas de Umuarama. Dessa maneira, a expectativa é de que os participantes aumentem a produtividade, superem gargalos tecnológicos, desenvolvam novos produtos, processos e serviços, e contribuam com a geração de emprego e renda para o município.

Segundo o consultor do Sebrae, a competitividade está diretamente relacionada à inovação. “As empresas competitivas estão constantemente rompendo a fronteira da inovação. O desenvolvimento de sites, embalagens, comunicação visual, processos produtivos eficientes, registros de marcas e patentes, além do desenvolvimento de novos produtos e processos, são exemplos de ações que estarão contempladas no programa”, esclarece.

Para o gerente regional do Sebrae no noroeste do Paraná, Luiz Carlos da Silva, o novo programa tem o objetivo de proporcionar um salto de qualidade tanto em processos quanto em produtos. “A iniciativa nasce em um momento oportuno, porque cada vez mais as empresas precisam ser criativas e inovadoras. Com a solução, esperamos que o empreendedorismo de Umuarama conquiste diferencial e continue o processo de desenvolvimento socioeconômico”.

Competitividade – Moacir Silva, prefeito de Umuarama, afirma que a iniciativa é fruto de sua participação na missão técnica ao Canadá, organizada pelo Sebrae no Paraná e realizada em setembro deste ano. “Temos certeza de que muitas inovações tecnológicas vão ser criadas em Umuarama, dando oportunidade para aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas e gerar novos negócios. Essa será uma parceria de grande sucesso e toda a população ganha com isso”, reforça

Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ ASN

Mais notícias