Notícias
ABDE realiza curso de Gestão Orçamentária
28 de fevereiro de 2013
A Coordenação de Treinamento da ABDE realizou, na última semana (22- 23 de março), o curso Gestão Orçamentária e Financeira de Estados e Municípios, no BNDES, no Rio de Janerio. O objetivo do curso foi capacitar os técnicos das entidades associadas à ABDE na análise e acompanhamento do desempenho orçamentário e financeiro e em projeção da situação fiscal de estados e municípios.
O treinamento, que vai ter uma segunda parte realizada nos dias 09,10,11 e 12 de abril, foi dividido em dois módulos, sendo o primeiro básico que se desenvolve em quatro blocos, iniciando pelo estudo das receitas públicas para explorar as diversas faces de financiamento.
Os participantes tiveram conhecimento de outras fontes de dados disponíveis, que enriquecem futuras análises. Apesar do foco ser nas finanças subnacionais (estadual e municipal), os temas a serem abordados são de caráter geral e se aplicam, com as devidas qualificações, às finanças federais.
A instrutora do treinamento foi Sol Garson Braule Pinto, que possui doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sol é responsável pela disciplina de Gestão Financeira Estadual e Municipal, do Curso de Pós-graduação em Políticas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento, do Instituto de Economia da UFRJ. Foi Secretária de Fazenda da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, subsecretária de Política Fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro e economista do BNDES.
Juliana de Mello Queiroz Santiago, gerente do Departamento de Saneamento Ambiental do BNDES, ficou satisfeita com o que foi apresentado no primeiro bloco do treinamento. Para ela, essa parte foi essencial para dar uma base geral sobre finanças públicas. Para o próximo módulo, Juliana se mostrou animada com o tema a ser tratado. “A próxima etapa vai centrar mais em detalhes sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal. O objetivo da Lei e a questão dela ser um instrumento de monitoramento de gestão prudente dos entes públicos e a nossa visão como agentes financeiro”, acredita.
Essa expectativa é também compartilhada pelo gerente do setor público de orçamentos para municípios da Desenvolve SP, Nadson Xavier. “Estou adorando o curso e acho que vai ser bastante útil para o nosso trabalho na agência. Estávamos realmente com um “gap” nesse tema. Toda a informação adquirida vai ser bastante utilizada. Estamos bem animados para o próximo módulo, pois vai tratar mais da Lei de Responsabilidade Fiscal”.
Para saber mais sobre o curso Gestão Orçamentária e Financeira de Estados e Municípios entre em contato com a Coordenação de Treinamento pelos telefones (21) 2109-6033/ 6034 e pelo e-mail treinamento@abde.org.br
R$ 100 milhões do Programa Ecoforte fortalece redes de agroecologia e produção orgânica sem fins lucrativos
12 de julho de 2024
Cresce mais de 200% a concessão de crédito para micro, pequenas e médias empresas no Piauí
11 de julho de 2024
Bandes e ECO55 firmam parceria para impulsionar a agenda climática no Espírito Santo
10 de julho de 2024
Cresol e Gawa lançam edital para consultoria técnica em empreendedorismo
9 de julho de 2024
Ranolfo Vieira Júnior é o novo presidente do BRDE
8 de julho de 2024