Notícias
Alagoas discute implantação de Arranjo Produtivo Fitoterapia
30 de junho de 2012
Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) se reuniram, na tarde desta quarta-feira (04/07), com integrantes da Secretaria de Estado da Saúde e parceiros do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) para discutir sobre a criação do APL Fitoterapia.
Com investimento assegurado pelo Ministério da Saúde da ordem de R$ 1,3 milhão, o novo APL visa o cultivo e a produção de plantas medicinais para utilização na fabricação de medicamentos, tinturas, extratos e cosméticos, com ampla capacidade de comercialização. O objetivo é desenvolver o comércio de plantas medicinais através da agricultura familiar, predominando o cultivo orgânico, no estado.
Em fase inicial de implantação, algumas metas foram traçadas durante a reunião e serão colocadas em prática brevemente. Entre elas, a elaboração de uma pesquisa de mercado, para se ter um melhor conhecimento sobre possíveis locais de cultivo e futuros produtores; execução de seminários e cursos de capacitação para os agricultores e a estruturação de um horto matriz, onde as plantas serão cultivadas inicialmente para as mudas serem distribuídas para os produtores.
Participaram da reunião integrantes do Sebrae/AL, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), todos envolvidos com o PAPL, coordenado pela Seplande.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Desenvolve – Seplande
Foto: SXC
R$ 100 milhões do Programa Ecoforte fortalece redes de agroecologia e produção orgânica sem fins lucrativos
12 de julho de 2024
Cresce mais de 200% a concessão de crédito para micro, pequenas e médias empresas no Piauí
11 de julho de 2024
Bandes e ECO55 firmam parceria para impulsionar a agenda climática no Espírito Santo
10 de julho de 2024
Cresol e Gawa lançam edital para consultoria técnica em empreendedorismo
9 de julho de 2024
Ranolfo Vieira Júnior é o novo presidente do BRDE
8 de julho de 2024