Notícias
Fomento Paraná assina contrato para captação internacional de recursos de microcrédito
7 de julho de 2022
Nesta quarta-feira (06/07), a Fomento Paraná foi autorizada pelo Governo do Estado a assinar um contrato com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) que permite a captação de até R$250 milhões para as operações de crédito no estado do Paraná. Os recursos serão destinados exclusivamente para as operações de crédito que tratarem de projetos de investimento, ou capitais de giro para empreendedores informais, MEIs, micro e pequenas empresas, puros ou associados, pelas linhas do Banco do Empreendedor e Banco da Mulher Paranaense.
Para o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, que também é diretor da ABDE, o objetivo desta captação internacional é diversificar a fonte de fundos e obter recursos mais acessíveis para operações de crédito, podendo assim, oferecer taxas de juros mais atrativas e continuar no proposito de facilitar o acesso ao crédito, especialmente para o empreendedor de menor porte.
“Em 2019, o CAF se comprometeu a apoiar o Sistema Nacional de Fomento (SNF) e este contrato com a Fomento Paraná consolida esse acordo. Atualmente, atendemos cinco instituições do SNF, onde nos posicionamos como uma fonte de financiamento alternativo para o sistema. O apoio à Fomento Paraná consistirá em dirigir os recursos captados para apoiar a recuperação econômica do estado, e temos um objetivo definido de atender cerca de oito mil micro e pequenas empresas e empreendedores paranaenses”, afirmou Jaime Holguín, representante do CAF no Brasil.
Primeira captação internacional da Fomento Paraná, esta é a segunda realizada no país por uma agência de fomento e poderá servir de parâmetro para outras instituições do Sistema Nacional de Fomento. As negociações para a contratação foram iniciadas em 2020, a partir da oferta de uma linha de crédito especial do CAF, com custos reduzidos, por conta da situação de emergência provocada pela pandemia de Covid-19.
Os recursos do CAF serão sacados em moeda nacional, pois contarão com a contratação de um serviço de derivativo que cobrirá os riscos associados a variação de taxa de juros e de câmbio. A primeira tranche pode ser sacada ainda em julho e será destinada a operações de microcrédito, realizadas por meio da rede de agentes de crédito nas parcerias com os municípios, em Salas do Empreendedor e Agências do Trabalhador, e também pela plataforma digital da instituição.
R$ 100 milhões do Programa Ecoforte fortalece redes de agroecologia e produção orgânica sem fins lucrativos
12 de julho de 2024
Cresce mais de 200% a concessão de crédito para micro, pequenas e médias empresas no Piauí
11 de julho de 2024
Bandes e ECO55 firmam parceria para impulsionar a agenda climática no Espírito Santo
10 de julho de 2024
Cresol e Gawa lançam edital para consultoria técnica em empreendedorismo
9 de julho de 2024
Ranolfo Vieira Júnior é o novo presidente do BRDE
8 de julho de 2024