Notícias
BDMG firma parceria com consórcio de 31 municípios para estruturação de projeto de resíduos sólidos
9 de março de 2022
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) firmou parceria com o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (Cimvalpi) para a estruturação de um projeto de concessão para a gestão de resíduos sólidos. O objetivo é prestar apoio técnico para a elaboração de modelagem de gestão de resíduos para 31 municípios, localizados no Vale do Piranga, em Minas Gerais, e que fazem parte do Cimvalpi.
A atuação do BDMG neste projeto resulta da priorização de ações focadas no saneamento básico do estado, especialmente após celebração de parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em 2020, com a finalidade de contribuir para a universalização do serviço e, consequentemente, o desenvolvimento socioeconômico regional, por meio da estruturação de projetos.
Para desenvolvimento do trabalho com o Cimvalpi, o BDMG conta com a cooperação do programa Parceria para Transições Aceleradas do Clima (UK Pact), um fundo de financiamento do Governo do Reino Unido. Firmada em 2021, a parceria entre o Banco e o UK Pact neste projeto visa fomentar a participação do setor privado em projetos de infraestrutura sustentável em Minas Gerais.
“O BDMG busca potencializar a sua atuação no apoio aos municípios mineiros por meio de iniciativas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento regional, garantindo a implantação de projetos de saneamento e resíduos sólidos. Por meio do Cimvalpi, a expectativa é beneficiar mais de 416 mil pessoas com a gestão adequada dos resíduos sólidos no Vale do Piranga. Para isso, contamos com o apoio importantíssimo da Semad e do UK Pact”, destaca o presidente do BDMG, Marcelo Bomfim.
Para a estruturação da modelagem do projeto de concessão, a equipe do BDMG e de consultores parceiros estão realizando o diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos em cada uma das prefeituras que fazem parte do consórcio. “Esse trabalho, ainda em elaboração, será fundamental para conhecer as necessidades de cada município e atuar estrategicamente na busca por soluções inovadoras na prestação de serviços públicos”, reforça Bomfim.
Fonte: Ascom/BDMG
R$ 100 milhões do Programa Ecoforte fortalece redes de agroecologia e produção orgânica sem fins lucrativos
12 de julho de 2024
Cresce mais de 200% a concessão de crédito para micro, pequenas e médias empresas no Piauí
11 de julho de 2024
Bandes e ECO55 firmam parceria para impulsionar a agenda climática no Espírito Santo
10 de julho de 2024
Cresol e Gawa lançam edital para consultoria técnica em empreendedorismo
9 de julho de 2024
Ranolfo Vieira Júnior é o novo presidente do BRDE
8 de julho de 2024